Incêndio deixa dez casas destruídas no bairro São Jorge, em Manaus
Construções eram todas de madeira e foram totalmente consumidas pelo fogo

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 27/07/2022 às 07:23 | Atualizado em: 27/07/2022 às 19:10
Um incêndio destruiu pelo menos 10 casas de madeira localizadas na rua Ambrósio Aires, no bairro São Jorge, mais conhecida como “rua da cachoeira”, zona oeste de Manaus. Segundo moradores, o fogo começou por volta das 21h desta terça-feira (26), bem abaixo dos fios de alta tensão por onde passa a rede de 69 mil volts. As casas ficam na margem direita do igarapé do Mindu, que deságua no rio Negro no bairro de Aparecida.
“A gente só teve tempo de sair da casa quando o vizinho gritou que tava pegando fogo”, disse um morador que não quis ser identificado e diz que perdeu tudo. Enquanto o fogo consumia as estruturas de madeira, o morador tentava ajudar posicionando melhor as mangueiras que estavam sendo usadas para combater o incêndio.
A tragédia só não foi maior porque os bombeiros montaram um cordão de proteção das demais que ficavam a poucos metros do fogo. Em certo momento, o perigo ficou maior quando uma forte rajada de vento fez as labaredas aumentarem de tamanho quase atingindo os fios de alta tensão.
Funcionários da Eletrobras acompanharam o sinistro avaliando eventuais danos à estrutura de transmissão, mas não houve danos. Quase todas as casas destruídas tinha ligações clandestinas. Nas pequenas vias de acesso ao local era possível ver um emaranhado de fios puxando energia diretamente dos postes.
A polícia militar teve trabalho pra isolar a área, pois centenas de pessoas que se aglomeraram na rua e se misturaram aos próprios bombeiros. Algumas tentavam ajudar, mas não havia muito a fazer. Ambulâncias ficaram de prontidão no local, mas não houve registro de feridos.
O fogo começou a ser controlado por volta das 23h quando equipes da Defesa Civil (estadual e municipal), além da Secretaria de Assistência Social do Estado, chegavam ao local para fazer o levantamento exato de quantas pessoas haviam perdido bens, além da própria moradia.
Veja a transmissão que o BNC Amazonas fez durante o incêndio

Incêndio no São Jorge de 2012
Na mesma rua, há quase dez anos, um outro incêndio no São Jorge destruiu em torno de 500 casas. Foi em novembro de 2012 que o conglomerado de casas de madeira, que havia na saída do bairro, no sentido bairro-centro, foi quase 100% destruído deixando centenas de famílias desabrigadas.
Na época, as famílias que perderam tudo já haviam sido cadastradas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). No local, hoje, só existem duas quadras e um prédio onde seria inaugurado um posto de saúde. E centenas de casas de madeira continuam margeando o Mindu, naquela área, por toda a extensão da rua da cachoeira.