Unidades de conservação do AM estão na campanha ‘Um dia no parque’

 Objetivo é aproximar as pessoas da natureza

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 22/07/2022 às 17:16 | Atualizado em: 22/07/2022 às 17:54

Neste domingo (24), acontece em todo o país a campanha “Um dia no parque”, voltada aos amantes da natureza que a querem protegidas e conservadas.

Após dois anos sendo realizada de forma remota, por causa da pandemia de covid-19, a maior ação ambiental volta de forma 100% presencial, com uma programação especial para despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país.

No estado do Amazonas, moradores de Manaus, Novo Airão e Itapiranga têm uma extensa programação com atividades nos principais parques nacionais, estações ecológicas e unidades de conservação.

Os parques nacionais do Jaú e Anavilhanas, Bosque da Ciência (Floresta Manaós) e a reserva de desenvolvimento sustentável Uatumã prevêem atividades nesse dia. Por exemplo, visita à trilha do Apuaú, Sumaúma da Enseada, petróglifos e trilha do Itauba e outras atividades, algumas direcionadas às escolas. 

Confira aqui as localidades mais próximas para visitação e atividades do “Um dia no parque” na região Norte.

Mata Atlântica e Cerrado

As atividades nos parques nacionais a ocorrerem neste domingo são variadas e abrangem todos os biomas.

Na Mata Atlântica do Rio de Janeiro, por exemplo, o visitante poderá participar de oficina de compostagem, plantio de mudas nativas ou fazer uma visita guiada no parque estadual do Grajaú ou ainda, conferir uma exposição fotográfica e uma peça teatral no monumento natural das Ilhas Cagarras. 

Já em São Paulo, no parque da Cantareira, o visitante poderá fazer uma visita monitorada nas trilhas da floresta e conhecer aspectos históricos desde a criação do parque, até os dias atuais, as espécies da flora em destaque na floresta e os aspectos geológicos durante o percurso.

E parque nacional do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), pode-se conferir uma exposição do projeto Onças do Iguaçu, participar de caminhada com visita às cataratas ou ainda, fazer observação de aves no parque linear Samambaia, em Maringá (PR).

Quem está na chapada dos Veadeiros poderá conferir atividades como yoga e aproveitar um espaço solidário de venda de produtos das comunidades e artesãos locais no parque nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

Valorização e proteção

Para Ângela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró UC e idealizadora da campanha, a ação é uma oportunidade de conectar as pessoas às nossas áreas protegidas.

“É emocionante ver a cada ano mais e mais unidades de conservação aderindo à ação, assim como um público cada vez mais variado descobrindo que a natureza é um lugar onde a gente mora, vive e que cada visita é uma volta ao lar. No fim das contas, ‘Um dia no parque’ é uma ação que não é nossa, mas sim tem o objetivo que seja de cada pessoa, descobrindo, valorizando e cuidando de nossas áreas protegidas”.

A gerente de ciências do WWF-Brasil, Maria Napolitano, a campanha tem prioritariamente um caráter de engajamento.

“O objetivo principal é aproximar as pessoas da natureza para que valorizem seus benefícios e a necessidade de conservá-la. Mas, além disso, há também o incentivo ao uso público e visitação dessas áreas que além de gerar renda para a proteção dos parques e reservas, pode beneficiar uma ampla gama de atores locais”. 

A campanha é organizada pela coalizão Pró-UC, que congrega empresas e organizações da sociedade civil que buscam a valorização e a defesa das unidades de conservação da natureza.

Tem programação confirmada em quase todos os estados do Brasil. Confira no site umdianoparque.org.br/ as atividades disponíveis por região

*Com informações do WWF Brasil.

Foto: Ricardo Oliveira/Rep.Conexão Amazônica