PEC proĂ­be puniĂ§Ă£o a juĂ­zes com aposentadoria

Relator da PEC, o deputado Kim Kataguiri (UniĂ£o Brasil-SP), disse que a puniĂ§Ă£o a maus juĂ­zes seria dar fĂ©rias permanentes

PEC proĂ­be puniĂ§Ă£o a juĂ­zes com aposentadoria

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 10/06/2022 Ă s 08:01 | Atualizado em: 10/06/2022 Ă s 08:01

A Proposta de Emenda Ă  ConstituiĂ§Ă£o (PEC) proĂ­be a aposentadoria como forma de puniĂ§Ă£o a juĂ­zes que cometeram irregularidades.

A PEC teve a aprovaĂ§Ă£o na ComissĂ£o de ConstituiĂ§Ă£o e Justiça (CCJ) da CĂ¢mara dos Deputados.

De acordo com o Uol, o projeto tramitava na Casa desde 2012. É de autoria do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) e do agora ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania-PA).

Por exemplo, na CCJ, Bueno chegou a apontar que nos Ăºltimos 15 anos, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) puniu 73 juĂ­zes com a aposentadoria compulsĂ³ria.

Desse modo, o relator da PEC, o deputado Kim Kataguiri (UniĂ£o Brasil-SP), disse que a puniĂ§Ă£o a maus juĂ­zes seria dar fĂ©rias permanentes. Isso com vencimentos de R$ 38 mil.

Assim, nas redes sociais, o parlamentar comemorou a aprovaĂ§Ă£o da proposta na CCJ.

Portanto, agora, serĂ¡ feita uma comissĂ£o especial para anĂ¡lise da PEC e posterior votaĂ§Ă£o.

EntĂ£o, em caso de aval no novo colegiado, o texto vai ao plenĂ¡rio da CĂ¢mara e depois ao Senado.

Ainda conforme o Uol, por se tratar de uma PEC, precisa de votos favorĂ¡veis de trĂªs quintos dos parlamentares em cada casa legislativa.

Sobretudo, em dois turnos de votaĂ§Ă£o, ou seja, 308 deputados e 49 senadores.

Leia mais

Foto: Rafael Alves/TJAM