Ministro afronta Fux e pauta caso de mandato devolvido a deputado
O caso pautado para esta terça-feira (7) no STF é o do deputado estadual Fernando Francischini, que teve o mandato cassado pelo TSE

Publicado em: 06/06/2022 às 22:00 | Atualizado em: 06/06/2022 às 23:05
O ministro Kassio Nunes Marques (foto), do Supremo Tribunal Federal, colocou na pauta de julgamentos da Segunda Turma, nesta terça-feira 7, a decisão dada por ele próprio para restabelecer o mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (União Brasil-PR). A reportagem é do Estadão e compartilhada por Carta Capital.
O parlamentar foi cassado em outubro do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral por divulgar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas nas eleições de 2018.
O movimento de Nunes Marques, que é presidente da Segunda Turma, cria uma situação inusitada no STF. Isso porque o ministro Luiz Fux, presidente do tribunal, já havia convocado uma sessão extraordinária no plenário virtual, também nesta terça, para julgar o caso.
Leia mais
PGR entra com recurso para manter cassação de bolsonarista por fake news
O processo pautado na Segunda Turma é diferente do que está marcado no plenário virtual, mas na prática ambos tratam do mesmo assunto: o restabelecimento ou não da cassação de Francischini.
O Estadão apurou que, até segunda ordem, os dois julgamentos seguem previstos para ocorrerem em paralelo.
Leia mais na Carta Capital
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado