Senado vai à região do massacre indígena só na próxima semana

Publicado em: 25/09/2017 às 18:23 | Atualizado em: 25/09/2017 às 18:23
A comissão formada pelos senadores Antônio Anastasia (PSDB-MG), João Capiberibe (PSB-AP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) anunciou que vai na próxima semana ao vale do Javari, no Amazonas, investigar massacre de indígenas isolados por garimpeiros no município de São Paulo de Olivença.
Nesta segunda, dia 25, uma reunião em Manaus entre representantes do Senado, Ministério Público Federal (MPF/AM), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi) definiu as ações que vão realizadas pela comissão.
Para Vanessa, o fechamento de cinco unidades da Funai na região prejudicou a assistência aos povos indígenas. “Está avançando com uma celeridade assustadora a ação dos garimpeiros ilegais, traficantes de drogas e armas”, disse.
O procurador do MPF/AM Fernando Soav concorda que a falta de estrutura da Funai dificulta a proteção aos indígenas. No local do suposto massacre dos índios isolados havia uma base, que foi desativada em 2012. “Provavelmente se ela ainda existisse isso não teria acontecido”, afirmou.
Foto: Divulgação