Como Avante de David Almeida se saiu na janela partidária

Apenas Novo e Avante nem ganharam, nem perderam parlamentares entre 3 de março e 1º de abril. Prazo possibilitava aos deputados federais trocarem de sigla sem perder seus mandatos

Aliados

Publicado em: 04/04/2022 às 18:41 | Atualizado em: 04/04/2022 às 20:18

O Avante, legenda comandada pelo prefeito David Almeida no Amazonas, foi um dos dois partidos que passaram ilesos pelo período da janela partidária.

Dos 23 partidos com representação na Câmara dos Deputados, somente Novo e Avante não registraram mudanças.

O período em que deputados federais estão liberados pela lei a trocar de sigla sem perderem seus mandatos registrou um total de 122 trocas.

Leia mais

Avante filia Liliane Araújo como reforço na chapa de deputados federais

As siglas mantiveram os seus oito parlamentares cada uma, enquanto viram um troca-troca partidário que modificou as bancadas das demais que possuem ao menos um parlamentar na Casa.

Até quarta-feira (30), o MDB mantinha sua bancada, com a entrada de um deputado e a saída de outro, mas a conta ficou desbalanceada quando, na reta final da janela, as saídas subiram para três e as entradas, duas.

As maiores mudanças ocorreram de um lado com o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que cresceu sua bancada em 29 representantes (de 42 para 75) e, de outro, com a até então maior bancada da Casa, o União Brasil, que viu o total de cadeiras sair de 79 e despencar para 47.

Leia mais no G1.

Foto: Reprodução/facebook