TV Cultura inicia digitalização para virar plataforma de ensino a distância

Publicado em: 06/09/2017 às 15:51 | Atualizado em: 06/09/2017 às 15:51

A TV Cultura do Amazonas está mais perto de tirar do papel o seu projeto de digitalização e cumprir o prazo dado pelo Ministério das Comunicações para o fim do sistema analógico de transmissão televisiva na região Norte, previsto para maio de 2018.

Uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), que captou recursos internacionais junto ao BID para o Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), vai possibilitar a ampliação da rede de ensino a distância no estado, por meio da digitalização e ampliação do sinal da emissora pública.

“Nos últimos anos fizemos sucessivas tentativas de busca de recursos e financiamento para o processo de digitalização da TV Cultura do Amazonas. Tentamos vários bancos federais, Caixa e recebemos o ‘não’ como resposta”, contou a diretora-presidente da Fundação Rádio e Televisão Cultura do Amazonas (Funtec), jornalista Wânia Lopes.

Depois disso, a emissora conseguiu aprovar um projeto no BNDES, que acabou arquivado com a troca da presidência do órgão logo em seguida.

Foi então que o Governo do Estado resolveu incluir a TV no plano de financiamento já aprovado para a Seduc, segundo Wânia.

O projeto de digitalização da TV Cultura prevê a ativação de um canal digital e dois subcanais, além da instalação de dez repetidores nos municípios mais populosos do estado: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Coari, Rio Preto da Eva, Tefé, Tabatinga, Iranduba e Maués.

O canal principal transmitirá a programação regular da emissora e os dois subcanais serão convertidos em TV Seduc e TV UEA, o que tornará a emissora plataforma de ensino a distância (EAD).

“A TV Cultura sempre teve a educação como prioridade em sua grade de programação, mas essa parceria com a Seduc nos fará ir além, contribuindo ativamente para a ampliação do programa de Ensino Mediado por Tecnologias e Centro de Mídias no Estado, que são projetos premiados internacionalmente”, disse Wânia.

Concluída a expansão, a TV Cultura alcançará quase 80% da população do estado e abrirá um mundo de oportunidades por meio do conhecimento, segundo a diretora-presidente.

 

Fotos: Divulgação/Funtec