Amazonino desiste de ação para tornar David e Rebecca inelegíveis

Publicado em: 29/08/2017 às 18:40 | Atualizado em: 29/08/2017 às 18:46
Por Rosiene Carvalho, da Redação
O governador eleito Amazonino Mendes (PDT) apresentou pedido de desistência da ação contra o governador interino e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), David Almeida (PSD), e a candidata Rebecca Garcia (PP).
O pedido foi protocolizado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) pelos advogados da coligação de Amazonino há uma semana da votação de segundo turno.
Como Rebecca e David não têm mandatos como resultado da disputa desta eleição suplementar, a ação não poderia cassá-los. Caso fosse acatada pelo TRE-AM, após a investigação, uma condenação nesta ação resultaria numa inelegibilidade de oito anos.
O pedido ainda será avaliado pelo corregedor eleitoral João Simões depois do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE).
O MPE pode pedir para assumir a denúncia e, desta maneira, o caso não é arquivado apesar da desistência do denunciante.
Se o MPE não se interessar, a ação de investigação judicial eleitoral (aije) contra Rebecca Garcia e David Almeida pode ser arquivada.
Uso da máquina
A denúncia de Amazonino contra David Almeida e Rebecca é referente ao uso da estrutura do Governo do Estado em favor da campanha da candidata apoiada por ele no primeiro turno.
Um dia após as urnas apontarem sua vitória na disputa, que aliados de David tentaram evitar por meio de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspensão da eleição direta, Amazonino partiu para o ataque contra o interino.
Amazonino pediu ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) “segurar” gastos do Estado enquanto não tomar posse. Amazonino criticou, inclusive, a postura do governador interino durante a eleição.
O BNC apurou que Amazonino não se sentiu confortável após a coligação apresentar a aije contra Rebecca e David. A interlocutores disse que não era este o seu perfil político e partiu dele a decisão de pedir a desistência da ação.
Fotomontagem: Divulgação e BNC