Pesquisas indicam que Lula só perde para si

Adversários precisam torcer por erros para reduzir diferença do ex-presidente

Publicado em: 23/12/2021 às 11:51 | Atualizado em: 24/12/2021 às 09:36

Análise do Poder 360, segundo pesquisas eleitorais, diz que, faltando 10 meses para as eleições presidenciais, Lula da Silva (PT) só perde para si mesmo.

Desse modo, conforme o Poder, há muito de torcida de uns e desânimo de outros na afirmação, entretanto ela reflete um consenso no mundo político sobre o favoritismo do ex-presidente.

A partir de março, após as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que anularam as suas condenações e colocaram sob suspeita a imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro, Lula é o candidato que mais cresce nas pesquisas.

Em abril, segundo o PoderData, Lula tinha 34% das intenções de voto em empate técnico com os 31% do presidente Jair Bolsonaro e quilômetros à frente de Ciro Gomes (6%), João Doria (4%) e Sergio Moro (3%).

No entanto, a última pesquisa PoderData, divulgada na quarta-feira (22), mostrou Lula ampliando a vantagem, com 40% das intenções, seguido por Bolsonaro com 30%, Moro com 7% e Ciro empatado com Doria com 4%.

Dessa maneira, nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os adversários com, no mínimo, 20 pontos percentuais de diferença.

De acordo com a avaliação, nos 7 meses entre o empate técnico de abril e a vitória clara de dezembro, Lula teve a seu lado a “incompetência dos adversários”.

Além disso, a CPI da covid revelou o descalabro da gestão Bolsonaro ao longo da pandemia, a inflação de 10% corroeu os ganhos do auxílio emergencial e a economia entrou em estagnação.

Foto: Ricardo Stuckert