MPF faz recomendaĂ§Ă£o para conter garimpo ilegal no rio Madeira
O Ă³rgĂ£o cobra sete instituições para agirem de maneira integrada

Publicado em: 25/11/2021 Ă s 09:02 | Atualizado em: 25/11/2021 Ă s 09:02
O MinistĂ©rio PĂºblico Federal (MPF) emitiu hoje uma recomendaĂ§Ă£o para uma aĂ§Ă£o coordenada para conter o garimpo ilegal no rio Madeira, no municĂpio de Autazes (AM), em atĂ© 30 dias.
O Ă³rgĂ£o cobra sete instituições para agirem de maneira integrada, como o Ibama, a superintendĂªncia da PolĂcia Federal no Amazonas e o ExĂ©rcito por meio do Comando Militar da AmazĂ´nia.
“Os Ă³rgĂ£os devem, cada um dentro de sua esfera de atribuições, realizar a identificaĂ§Ă£o e autuaĂ§Ă£o administrativa de todos os empreendimentos irregulares em operaĂ§Ă£o ou com sinais de operaĂ§Ă£o em passado recente na calha do rio Madeira ou afluentes, alĂ©m de adotar medidas para a imediata interrupĂ§Ă£o das atividades ilĂcitas, inclusive mediante destruiĂ§Ă£o dos instrumentos do crime, caso necessĂ¡rio”, diz a nota do MP.
Centenas de balsas de dragagem operadas por garimpeiros empreendem uma corrida por ouro no rio Madeira, importante afluente do Amazonas, navegando por vĂ¡rios quilĂ´metros enquanto as autoridades estaduais e federais discutem quem Ă© responsĂ¡vel por impedir a aĂ§Ă£o. A extraĂ§Ă£o de ouro no local Ă© ilegal.
De acordo com um ativista do Greenpeace, hĂ¡ cerca de 300 balsas no local.
O rio Madeira percorre cerca de 3.300 km desde sua nascente na BolĂvia atravĂ©s da floresta no Brasil atĂ© desaguar no rio Amazonas.
Leia mais no UOL
Leia mais
MinistĂ©rio prepara aĂ§Ă£o para retirar garimpeiros do rio Madeira
Jornal britĂ¢nico compara garimpo de Autazes a ficĂ§Ă£o apocalĂptica
Ă“rgĂ£os ambientais e de segurança agem contra invasĂ£o de garimpeiros no AM
MourĂ£o vĂª sintonia falha das Forças Armadas e Ă³rgĂ£os ambientais na AmazĂ´nia
Foto: ReproduĂ§Ă£o/vĂdeo/Silas Laurentino