AM participa de estudo internacional de medicamento contra covid

Estudo da Fiocruz Amazônia avaliará uso do Molnupivarir em indivíduos que foram expostos ao vírus

AM participa de estudo internacional de medicamento contra covid

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 06/10/2021 às 16:47 | Atualizado em: 06/10/2021 às 22:04

O Amazonas é um dos estados em que vai ocorrer o estudo internacional de fase 3 do medicamento Molnupivarir. O objetivo é verificar sua eficiência para evitar a propagação e transmissão da covid-19.

A Fiocruz, que faz parte de um estudo internacional, sendo dois da fundação, divulgou hoje (6) a informação.

Sobretudo, o estudo começa na próxima semana, e ocorrerá de forma simultânea em sete centros no Brasil. Como informa a Agência Brasil.

Nesse sentido, a coordenação é dos pesquisadores Julio Croda e Margareth Dalcolmo.

O medicamento atua impedindo a replicação do vírus e tem potencial de ação em diversos vírus RNA, incluindo o Sars-Cov-2, que provoca a covid-19.

Leia mais

O que se sabe sobre remédio contra covid que reduz internações e mortes

Avaliação

Para avaliar o uso de Molnupiravir como profilaxia pós-exposição (PEP), o estudo avaliará indivíduos que foram expostos ao vírus.

Ou seja, que residem com uma pessoa que testou positivo para a covid-19 nas últimas 72 horas e apresenta pelo menos um sintoma associado à doença.

Então, o tratamento consiste no uso do medicamento, por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias consecutivos. A etapa de fase 3 terá a duração de seis meses.

Como resultado, fase do estudo demonstrou redução de aproximadamente 50% do risco de hospitalização. Assim como morte em pacientes adultos não hospitalizados com a covid-19 leve a moderada.

Foto: Divulgação/Fiocruz Amazônia