Presidente do TSE destaca confiabilidade dos votos no Amazonas

Publicado em: 09/08/2017 às 11:42 | Atualizado em: 09/08/2017 às 12:07
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes (na foto, ao centro), que foi a Manaus acompanhar a votação da eleição suplementar ao Governo do Amazonas, no último domingo, dia 6, destacou a confiabilidade das urnas eletrônicas, que afastam as “lendas urbanas” de fraude no voto do cidadão.
Mendes usou o exemplo da Venezuela, que neste momento realiza eleição para assembleia constituinte, “com possíveis fraudes”, disse.
No Amazonas, o presidente da corte superior chamou atenção para a auditagem que é feita nas urnas eletrônicas, confrontando os resultados delas com uma votação paralela, criada pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico.
Nesta terça, Mendes respondeu à Folha de S.Paulo sobre matéria publicada na segunda que levantou suspeita sobre as urnas eletrônicas, dizendo no título: “Segurança de urna digital acende luz amarela no Brasil”. O jornal fazia referência a vulnerabilidades detectadas por hackers durante conferência mundial (Defcon), nos Estados Unidos.
Em nota do TSE, o ministro diz que no Brasil não tem nada de “luz amarela” acesa. Os testes dos hackers foram com urnas usadas só nos Estados, fabricadas em 2002 e 2004. “Nenhum equipamento de outro país foi testado, nem mesmo urnas com voto impresso”, diz a nota.
Fontes: TRE-AM e TSE
Foto: BNC